domingo, 18 de janeiro de 2009

Primeira Semana de Academia = DOR

Acabei de abrir a janela do meu quarto, afinal, o cheiro de Cânfora do Gelol já estava me dando enjôo.

Hoje eu acordei com o braço melhor. Ta doendo ainda mas ta passando, aos poucos. E para camuflar a dor, haja Dorflex e Gelol.

No começo eu fiquei preocupado, mas como o treinador da academia e o Google disseram que isso é normal, eu me conformei com tal situação.

Mas, afinal... porque sentimos dor após a musculação?

O trabalho com carga causa microlesões nas fibras musculares, mais especificadamente na miofibrila. “Para cicatrizar” essas lesões, a primeira reação do organismo é provocar um processo inflamatório, que vem acompanhado pela dor. Após um período de 24 a 48 horas, as fibras são refeitas, ficando maiores e mais fortes para guentar melhor o esforço. A dor suportável é parte do mesmo processo que faz o músculo crescer.

Mesmo quando o indivíduo possui um bom estado de saúde, ele pode sentir dores musculares após a prática de exercícios físicos, conhecida cientificamente por ''dor muscular tardia''.

É importante destacar que em um treinamento constante, sem interrupções, há adaptação à dor, ou seja, o indivíduo consegue repetir a mesma sessão de treinamento, causando lesões estruturais às fibras musculares parecidas, sem ter a mesma dor das primeiras sessões. Isso quer dizer que na musculação a dor muscular tardia só deve aparecer na fase inicial, ou quando há elevação da carga de treinamento. Se a dor persistir após cada sessão, o programa deve ser revisto, ou a causa da dor investigada.

O uso de medicamentos como relaxantes musculares não é um bom caminho para diminuir as dores musculares provocadas pelo exercício físico [Puts, eu fiquei sabendo disso tarde... agora ja foi]. A necessidade do uso dessas substâncias só comprova que o programa está sendo excessivo para o indivíduo [ou que o indivíduo é (era) um baita sedentário, just like me]. Portanto, o melhor a fazer para evitar os incômodos das dores pós-exercícios é treinar com cautela e respeitar os limites de cada um.

No entando, devemos saber diferenciar quais são as dores “boas” e as “ruins”. Sabe aquela queimação que você sente quando está treinando um músculo na academia ? Isto é causado pelo aumento de ácido lático no músculo, que é um co-produto do seu metabolismo. Até os dias atuais, pensava-se que as dores no dia que segue um treino intenso com pesos era gerado pelo ácido lático que continuava no músculo, porém novas pesquisas afirmam que estas dores aparecem por causa de micro fissuras no tecido muscular, como citado a cima.

A dor do dia seguinte geralmente é mais forte em pessoas que nunca treinaram antes, por exemplo, eu. Mas uma boa notícia é que, quanto mais o seu corpo se adapta ao treino, menos dor você sentirá. Se você insistir por muito tempo em apenas um tipo de treinamento, você para de ver resultados e a “dor boa” desaperece. Treinamento diferenciado e aumento progressivo de carga é a chave para gerar fissuras musculares, o que conseqüentemente aumenta a massa muscular.

Ou seja, a primeira semana é foda! E olha que para completar uma semana de treino, ainda faltam 3 dias para mim.

E, claro, para combinar, após os próximos 3 dias tem prova de Eletromagnetismo!

FUDEU!

[...]

25 comentários:

  1. Meu Deus... como esse menino tah escrevendo bem viu... gostei do blog... apesar de boiar em alguns termos... vc deveria fazer um link para tecla SAP aki... rs
    bjkinhas Fidooo...
    Saudaaades!
    Ari

    ResponderExcluir
  2. Muito legal sua mensagem!
    parece meio sarcática, mais foi de grande valía.
    Um serto momento, sentia dores iguais as suas, meu personal* disse que não teria problema.Mas poderia piorar se eu fisesse fora do horario.
    um cliente da academia onde frequento, fasia academia no local, e logo após ia para outra academia. E para ele o peso era insuportavel, mais como queria que seus músculos crescecem, ficou fazdendo todos os dias, resultado:
    Enquanto fazia (REMO) o mesmo desmaio seu pé escorregou e caiu e quebrou o braço, ficou 5 meses sem ir a academia! portanto.. se liga meu não vai entrar e, ritmos fora do seu que isso concertesa vai fazer de você em vez de definido, um completo babaca sedentário num hospital!
    VALEU, FUI!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito !! bem tranquilisador para não dizer o contrario. =D

    ResponderExcluir
  4. Nuss... Adorei esta explicação, pois estou na primeira semana de academia e sinto dores musculares muito fortes. Agora estou mais tranquila sabendo que isso é normal, pois já estava me entupindo de remédios e agora sei que este não é o melhor caminhoo. Agora vou procurar manter o ritmo dos meus exercícios.

    Obg!!
    flw :D

    ResponderExcluir
  5. oi krskrsk me chamo Anderson krsk comecei nessa semana a fazer isso

    é dor de mais nossa
    mais vale a pena o que nao vale e desistir!

    ResponderExcluir
  6. parabéns pela dica , para mim foi de grande valia , estou na primeira semana meus musculos estão totalmente doloridos , mais nçao vou utilizar remedios .

    ResponderExcluir
  7. Cara, to assim hj, comecei na 2ª e hj é 4ª feira, tinha que ter ido na academia hj, mas ta doendo de mais. Deixei pra ir amanha, espero que esteja doendo menos ou que tenha parado.
    Depois dos excercios na 2ª, a minha "treinadora" alongou as minhas pernas, na hora doeu muito, mas agora e elas quase nem tao doendo, ja os braços e o peito tao doendo de mais.

    ResponderExcluir
  8. Nossa.....muito verdade...

    O pior eh a minha situação que fiz academia durante um ano, senti todas essas dores, me acostumei e fiz a grande besteira de parar de malhar.
    Agora estou voltando, e a dor NEM ME FALE!!!!!

    Mas, eu sei que eh para o meu bem....essa dor no braço para falar no telefone. A panturrilha eh a pior dor kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKK..
      To reclamando da dor aqui tbem, hoje foi meu terceiro dia. A unica diferença é que eu fiz Eletro no verão, eletro é foda, pois se não ate nesse ponto eu ia tar reclamando tbem!!!! Abç...

      Excluir
  9. Eu sou tão sedentário quanto o dono do blog. Estou completando, amanhã... Meu terceiro dia de academia! ( não consigo me mexer, dó demais )... Eu queria perguntar uma coisa, talvez alguém esclareça pra mim: no braço, na região do tríceps e do bíceps, meu bíceps inchou, ou seja, não consigo flexionar o braço totalmente. Quero dizer, consigo, mas para esticá-lo ao máximo, sinto dor. Esse inchaço é comum ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk. É normal sim daqui uns dias passa. Não exagera nos pesos tenta malhar mais perna até a dor amenizar.

      Excluir
  10. To andando com os braços encolhidos passei só cartilagem de tubarão em pomada e não adiantou mas não vou desistir tem 2 dias qe to malhando e adorando!!

    ResponderExcluir
  11. Putz to no meu 3 dia e ta muito foda nao consigo nen me mexer direito , nunca fiz academia e sou levemente magro rs.
    Isso é normal ?

    ResponderExcluir
  12. a dor do dia seguinte, é sinal de "serviço feito", quando se dói voce sabe que vai crescer, e quando parar de doer, voce muda o treino ou a carga, procurando aquela dor novamente, a dor de quem treinou certinho ! :D

    ResponderExcluir
  13. Me sinto assim também, comecei está semana, hoje será meu 5º dia de treino, não está doendo mais como até ontem (4º dia), acho que ando exagerando na água morna e gelo, dorflex e gelol.
    Eu que sou relativamente magro, mudei meus hábitos alimentares, creio que deve ter influenciado a amenizar as dores musculares.

    Lucivaldo

    ResponderExcluir
  14. nosssaaa , ninguem sabe comentar no seu blog , parecem todos analfabetos ! queee povo lixo..

    ResponderExcluir
  15. É bem isso mesmo, hoje vou para o terceiro dia de academia, com treino localizado nas coxas e glúteos.
    Quase não dormi de tanta dor, mas vamos lá, é só o começo!

    ResponderExcluir
  16. A minha mulher falou que tô andando igual ai Batoré. Terceiro dia de rala e uma vida pra trás de sedentarismo.

    ResponderExcluir
  17. Tô em choque!! Eu estava sem treinar ha uns 8 meses. Faz três dias que voltei. Mas acho que o prof. exagerou um pouco. Muita carga para os braços. Eu qse não treinava bracos. To com uma dor insuportável. Não consigo executar tarefas simples como abotoar o sutiã. Helllllp!!
    O que eu faço? Descanso por uns dias ou insisto com cargas mais leves??

    ResponderExcluir
  18. comecei essa semana mas tô com tanta dor nas pernas tá fodá demais e normal elas queimam e dói pra caramba me ajuda aí

    ResponderExcluir
  19. comecei essa semana mas tô com tanta dor nas pernas tá fodá demais e normal elas queimam e dói pra caramba me ajuda aí

    ResponderExcluir